Fitocosmética

A  fitocosmética é o segmento da cosmetologia que se dedica ao estudo e aplicação das substâncias de origem vegetal, plantas ou seus componentes, para tratar a pele, o corpo e os cabelos.
O emprego dos produtos vegetais para fins de embelezamento encontra referências há mais de 5000 anos.
A grande incidência de plantas aromáticas na China e Índia, levou às extrações de óleos essencias. Também o Egito e, depois a Mesopotâmia, se destacaram no conhecimento e emprego destes óleos e extratos vegetais em preparações de ungüentos e bálsamos com finalidade cosmética.
Cleópatra, com sua conhecida vaidade, motivou a pesquisa cosmética e, um primeiro formulário Cleopatre gynoecirium libri foi editado durante seu reinado. Neste formulário foram descritos cuidados higiênicos e tratamentos de diversas afecções da pele, sem, no entanto, dispensar pomadas coloridas e linimentos à base de plantas e óleos vegetais, com finalidade terapêutica e cosmética.
Do Oriente, o uso de produtos naturais difundiu-se para o mundo grego. O formulário “Os cosméticos de Ovídio”, no qual são mencionadas receitas e pomadas da época à base de vegetais, surge no ano IV.
Arnauld de Villeneuve, um alquimista e médico catalão do século XIII, deixou em seus manuscritos registros dos primeiros ensaios de destilação de vegetais.
Dessa época, até os dias atuais, o estudo dos vegetais e a aplicação dos seus ativos, seja na forma de extratos ou os princípios ativos isolados, vem ganhando cada vez mais espaço na indústria cosmética moderna.

Os cosméticos que contém ativos naturais, de origem vegetal, cuja ação do produto é definida por estes ativos são denominados fitocosméticos.

As preparações cosméticas com o emprego de fitocosméticos podem ser muito variáveis, dentre as quais cita-se :
* cremes ou loções hidratantes
* pomadas
* xampus e condicionadores
* perfumes
* batons

  • Óleos Vegetais

Os óleos vegetais representam uma parcela de extrema importância entre os componentes utilizados pelas indústrias cosméticas pois são fonte de obtenção de ácidos graxos, ésteres e álcools graxos que modificados quimicamente constituirão emulsionantes, emolientes, sobreengordurantes, espessantes, agentes filmogênios, etc. Seu uso direto nas formulações atende as necessidades de emoliência e lubricidade, qualidades importantes para um produto cosmetodinamicamente efetivo, que vai colaborar para a maciez e elasticidade da pele. Entre os mais empregados estão o óleo de amêndoas doces e óleo de semente de uva.

  • Óleos Essenciais

Os óleos essenciais constituem uma mistura complexa de compostos químicos, entre estes terpenóides e fenilpropanóides de alta volatilidade, que possuem uma marcante característica aromática. Devido sua composição constituída de diversos grupos ativos, como o eugenol, eucaliptol, limoneno, mentol, linalol, cânfora, além de uma infinidade de outros, tais óleos podem apresentar interessantes atividades, entre as quais efeito anti-séptico, rubefaciente , vaso-dilatador e ainda refrescância. Exemplo: Óleo essencial de Cravo (Eugenia caryophyllus)
São componentes vegetais que são extremamente voláteis, dificilmente solúveis em água, e possuem odor intenso, sendo, algumas vezes, desagradável. Em fitoterapia são consideradas somente aquelas espécies que apresentam uma quantidade razoável, entre 0,1 e 10 %.
As plantas que possuem óleos essenciais podem atuar como:

- Anti-séptica

- Diuréticas

- Antiespasmódicas

- Antiinflamatórias

- Expectorantes

  • Taninos

Os taninos são compostos polifenólicos de origem vegetal , capazes de precipitar proteínas. Possuem propriedades adstrigentes, cicatrizantes e antisépticas, tornando as plantas ricas em taninos de grande uso para loções tônicas específicas para pele oleosa. Exemplo: Hamamelis virginiana

  • Flavonóides

Os flavonóides são compostos polifenólicos relacionados à presença de isoflavonas que apresentam atividade antioxidante. Com isso os produtos finais proporcionarão ação antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce da pele. Exemplo: resveratrol presente na Vitis vinifera
As propriedades físicas e químicas são muito variáveis, no entanto, podem ser relacionadas algumas propriedades farmacológicas do grupo como:

- ação sobre os capilares

- ação em determinados distúrbios cardíacos e circulatórios

- ação antiespasmódica

  • Saponinas

As saponinas são glicosídeos vegetais com propriedades tensoativas, podendo ser de natureza triterpenóide ou esteroidal. Apresentam diversas ações, desde rubefaciência até detergência. Devido à ação tensoativa, plantas contendo saponinas podem ser empregadas em xampus atuando como tensoativos suaves nestas formulações. Exemplo: Centella asiática e Calendula officinalis

Biodiversidade Brasileira

Flores.gif

O Brasil apresenta uma enorme biodiversidade de espécies vegetais, o que tem facilitado o desenvolvimento da fitocosmética. As intensas buscas por novos fitoativos para cosméticos tem resultado em produtos orignais, com propriedades e aromas diferenciados. Atualmente vê-se o investimento de indústrias cosméticas na produção de produtos com ativos extraídos de plantas da Amazônia, com o apelo sustentável, como é o caso de cosméticos à base de andiroba, açaí, cupuaçu e cacau.

Principais Atividades dos Fitoativos

Fitoativo Atividade’
Ginkgo biloba antioxidante
Chá verde antiinflamatório
Aloe vera suavizador
Alantoína antiinflamatório e cicatrizante
Hamamelis virginiana adstringência
Papaia cicatrizante
Ginseng antioxidante
Óleo de melaleuca antimicrobiano e cicatrizante
Camomila antiinflamatório
Lavanda antiinflamatório
About these ads

About Flavita / Misaki

Meu nome é Flavia, mas tenho vários apelidos, dentre eles sou conhecida por Flavita, Hadassa, atualmente Misaki. Tenho 34 anos, sou carioca e um dos meus hobbies é a literatura...Adoro ler!!! Capricorniana, vivo me cobrando... Amo a Anne, minha filhota, por ela faço muitos sacrificios e não me arrependo... Sou geniosa às vezes, pode -se dizer que sou meio díficil de lidar, embora conheça pessoas piores... E como disse a queridíssa Clarice, faço das palavras dela, as minhas: "E se me achar esquisita, respeite também. até eu fui obrigada a me respeitar."

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: