A Lenda de Papai Noel

Merry Chistmas

A lenda do bom velhinho foi inspirada em uma  pessoa verdadeira:  São Nicolau, que viveu há muitos séculos atrás. Embora tenha sido um dos santos mais populares do Cristianismo, atualmente muito poucas pessoas conhecem sua história.

Ele viveu em Lycia, uma província da planície de Anatólia no sudoeste da costa da Ásia Menor onde hoje existe a Turquia.  A História diz que ele nasceu no ano de 350 e viajou para o Egito e Palestina ainda jovem onde tornou-se bispo.  Durante o período da perseguição aos Cristãos pelo Imperador Dioclécio, ele foi aprisionado e solto posteriormente pelo sucessor Constantino, o Grande.
Em meados do século VI, o santuário onde foi sepultado, transformou-se em uma nascente de água.  Em 1087 seus restos mortais foram transportados para a Cidade de Bari na Itália que tornou-se um centro de peregrinação em sua homenagem.

Milhares de igrejas na Europa receberam o seu nome e a ele foram creditados vários milagres. Uma das lendas conta que ele salvou três oficiais da morte aparecendo para eles em sonhos.
Sua reputação de generosidade e compaixão é melhor exemplificada na lenda que relata como São Nicolau salvou da vida de prostituição três filhas de um homem pobre.

Em três ocasiões diferentes o bispo arremessou uma bolsa contendo ouro pela janela da casa da família abastecendo, desta forma, cada filha com um respeitável dote para que pudessem conseguir um bom casamento.
São Nicolau foi escolhido como o santo patrono da Rússia e da Grécia.  É também o patrono das crianças e dos marinheiros.

A transformação de São Nicolau em Papai Noel começou na Alemanha entre as igrejas protestantes e sua imagem passou definitivamente a ser associada com as festividades do Natal e as costumeiras trocas de presentes no dia 6 de Dezembro (dia de São Nicolau).

Como o Natal transformou-se na mais famosa e popular das festas, a lenda cresceu. Em 1822, Clement C. Moore escreveu o poema “A Visit from St. Nicholas”, retratando Papai Noel passeando em um trenó puxado por oito pequenas renas, o mesmo modo de transporte utilizado na Escandinávia.

O primeiro desenho retratando a figura de Papai Noel como conhecemos nos dias atuais foi feito por Thomas Nast e foi publicado no semanário “Harper’s Weekly” no ano de 1866.

Ninguém sabe ao certo onde vive o Papai Noel. Diz a lenda que Noel vive em uma cidade da Noruega chamada Dröbak. Dias antes do Natal, é a pessoa mais ocupada do mundo administrando sua oficina e auxiliando seus ajudantes a empacotar os presentes.

Na Alemanha é denominado Kriss Kringle, a Criança do Cristo.
Pere Noel na França.
Papa Noel em muitos países de língua espanhola.
Santa Claus no Estados Unidos e Canadá.
A italiana Befana é similar à figura do Papai Noel.
Na Inglaterra, é chamado Father Christmas, tendo ainda o casaco e barba mais longos.
Na Costa Rica, Colômbia e partes do México é chamado El Niño Jesus.
Em Porto Rico, as crianças recebem presentes no dia 6 de janeiro, dos Três Reis Magos (Melchor, Gaspar e Baltazar).
Na Suécia é Jultomten.
Na Holanda, é chamado Kerstman.
Na Finlândia, Joulupukki.
Na Rússia, é chamado Grandfather Frost or Baboushka.
Na Itália,Belfana ou Babbo Natal.
No Japão, é conhecido como Jizo.
E na Dinamarca, Juliman.

Papai Noel foi descrito como um velhinho de barbas brancas e bochechas rosadas num trenó puxado por oito renas em 1822 por Clement Clark Moore em um poema hoje conhecido como “Twas the Night Before Christmas”, ou, em português, “A Noite antes do Natal”. O nome das renas do Papai Noel, em inglês, são: Dasher, Dancer, Prancer, Vixen, Comet, Cupid, Donder e Blitzen.

Pois é… Essa é a história de São Nicolau ou Papai Noel, como vcs preferirem, mas a questão é:  Noel ou Nicolau, passou a ser conhecido por seus feitos de bondade, generosidade para com o próximo… Não seria esse o verdadeiro sentido do natal? E por quê não vivemos nesse espírito por mais tempo?
Porquê o perdão e as boas ações só são consideradas no natal?
Ahaaa, porque se vc agir diferente vai pegar mal né? Afinal, é natal!!!
Então, pensem nisso… Jesus nasceu no dia 25 de dezembro, não é?
No post anterior, eu falei que nada na vida acontece por acaso… O dia do bom velhinho é dia 6 e de Jesus, 25.
Não deixe o que de verdade importa passar… por consumismo e outras coisas que se vão… Pensem com carinho na diferença que podes trazer ao mundo agindo de outra maneira… Isso é uma dica, ok?

Beijos a todos e Feliz Natal com muito amor, humildade e generosidade em seus corações!!!

natal030

Anúncios

About Flavita / Misaki

Meu nome é Flavia, mas tenho vários apelidos, dentre eles sou conhecida por Flavita, Hadassa, atualmente Misaki. Tenho 38 anos, sou carioca e um dos meus hobbies é a literatura...Adoro ler!!! Capricorniana, vivo me cobrando... Amo a Anne, minha filhota, por ela faço muitos sacrificios e não me arrependo... Sou geniosa às vezes, pode -se dizer que sou meio díficil de lidar, embora conheça pessoas piores... E como disse a queridíssa Clarice, faço das palavras dela, as minhas: "E se me achar esquisita, respeite também. até eu fui obrigada a me respeitar." Outra ocupação: Se vc estiver procurando uma revendodara Radha (Sidney de Oliveira) e não encontrou.... Eu sou uma, marque suas amigas na minha página.... http://rahda.com.br/catalogo/#cover]

7 responses to “A Lenda de Papai Noel”

  1. Fabíola says :

    Mto legal a história do Papai Noel e como ele é chamado nos lugares ^^
    Eu descobri q ele não existia qd perguntei a minha mãe como ele fazia pra entrar aqui em casa se não tinha chaminé! hahahahaha
    Bjs,
    Fabi

    Curtir

  2. Rafaela says :

    Adoro saber essas curiosidades!
    Muito bom o post!
    Bjs e aproveitando o clima, Feliz Natal antecipado!

    Curtir

  3. Thiago says :

    As crianças querem presentes, os adultos querem dinheiro… Mas quem passa por aqui, pelo seu blog, quer ler a prender um pouco com as suas histórias: E APRENDE.
    Nós queremos conhecimento…
    Parabéns pelo post.

    Curtir

  4. Creuza Moura says :

    Blog também é cultura!
    nao vou entrar no merito do papai noel porque vc já o fez com muita propiedade, vim mesmo cobrar meu cartao de natal! porque presente, que é bom não tem escolhe outra coisa. 🙂
    e desejar Feliz Natal pra vc e para todos os leitores do Blog.
    bjs

    Curtir

  5. Maria do Rosário says :

    Gostei muito por saber que você é feliz e passa essa felicidade para os outros.
    Rosário

    Curtir

  6. Fernando Selasco says :

    Fico feliz em poder mandar uma mensagem, seja de aniversário ou pela qualidade de suas escolhas nestas crônicas. Isso mostra a qualidade de tudo aquilo que vc faz e mostra inteligencia. Mas uma vez PARABÉNS, agora duplamente, e agradeço a oportunidade de ter conhecido vcs. Abração!!!!

    Curtir

  7. Enzo Ricardo says :

    Ficou simplesmente um * LUXO *

    Ficou simplesmente um * LUXO *

    Ficou simplesmente um * LUXO *

    Ficou simplesmente um * LUXO *

    Ficou simplesmente um * LUXO *

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: