Flexibilidade Emocional

yoga

Um bom grau de flexibilidade é algo extremamente importante, sendo um dos principais atributos das pessoas que conseguem resultados expressivos. É, também, uma boa forma de medir a inteligência emocional de uma pessoa. Uma pesquisa efetuada num universo de 10.000 executivos e gerentes em que foram considerados 4 níveis de flexibilidade, sendo 1 o mais baixo e 4 o mais elevado, constatou que pelo menos 75% das pessoas encontram-se nos níveis de baixa flexibilidade(1 e 2). Existem mesmo organizações em que este percentual ultrapassa a casa dos 90%.

Galera, fiz meu teste e me enquadrei no nível 3:

 FLEXIBILIDADE 3
A pessoa deste grau de flexibilidade, tem boa probabilidade de agir com propriedade e dar uma resposta adequada em grande parte das situações. Está num ponto em que pode integrar as várias polaridades, tais como: firmeza e tolerância, falar e ouvir, conceder e exigir, formalidade e informalidade, dominância e condescendência. Assim, mesmo que seja uma pessoa condescendente, se a situação demandar um comportamento dominante poderá tê-lo. Se for uma pessoa formal, poderá ter um comportamento informal. Deste modo, não importam quais sejam suas características pessoais básicas, ela poderá ter comportamentos que lhe permitam ter um desempenho de alto nível numa boa parte de situações. Tem possibilidade de se comunicar melhor, lidar com as situações de tensão e estresse e tratar das questões do relacionamento interpessoal sem perder o foco dos seus objetivos.

Conclusão:
Flexibilidade, é uma questão de desenvolvimento pessoal, amadurecimento e alfabetização emocional. A pessoa flexível é uma pessoa que sabe muito bem identificar objetivos relevantes e manter o foco. Age como um sistema aberto, isto é, está em interação com o meio ambiente, sabe identificar situações e dar respostas adequadas. É criativa ou metódica quando tem que ser. A pessoa de baixa flexibilidade é uma pessoa que está fechada, seja por suas crenças, seja por seus comportamentos. Quanto maior o grau de flexibilidade melhor. Uma maior flexibilidade significa uma maior capacidade de usar da melhor forma possível o seu potencial, para alcançar os seus objetivos.
Para melhorar a sua flexibilidade aqui vão algumas sugestões:

– Veja cada situação pela sua ótica e pela a da outra pessoa
– Aumente o seu repertório comportamental, isto é, descubra outras formas de fazer as coisas. Tenha em mente que tudo o que faz é apenas uma das alternativas possíveis
– Procure entender e praticar o processo de comunicação. Para se comunicar bem é preciso ter boa flexibilidade.
– Tenha em mente que no processo de comunicação o que importa não é o que se faz, mas sim a resposta que se obtém pelo que se faz
– Procure praticar o princípio do primeiro compreenda, depois se faça compreender
– Procure desenvolver o seu lado criativo e o seu lado crítico
– Esteja atento às polaridades e saiba manejar com elas. A vida é feita delas. Dia-noite; homem-mulher; contração-expansão; alegria-tristeza; dominante-condescendente; formal-informal

A idéia em falar sobre esse tema surgiu de um papo super bacana que tive com a Teca, que além de ser minha terapeuta querida, uma ótima profissional, é uma boa amiga. Achei legal abordar o tema aqui, afinal, esse é meu espaço, onde divido o que acho ser “meus tesouros” com vcs… Nada melhor do que conhecimento, pois esse é um bem que não pode ser roubado, espero que vcs entendam e caso queiram fazer o teste, é só dar um toque que mando pra vcs, ok?
Beijos

Anúncios

About Flavita / Misaki

Meu nome é Flavia, mas tenho vários apelidos, dentre eles sou conhecida por Flavita, Hadassa, atualmente Misaki. Tenho 37 anos, sou carioca e um dos meus hobbies é a literatura...Adoro ler!!! Capricorniana, vivo me cobrando... Amo a Anne, minha filhota, por ela faço muitos sacrificios e não me arrependo... Sou geniosa às vezes, pode -se dizer que sou meio díficil de lidar, embora conheça pessoas piores... E como disse a queridíssa Clarice, faço das palavras dela, as minhas: "E se me achar esquisita, respeite também. até eu fui obrigada a me respeitar."

7 responses to “Flexibilidade Emocional”

  1. Creuza Moura says :

    Eu quero o teste embora ja saiba o resultado nao sou flexivel , ou nao sou tao flexivel quanto poderia

    Curtir

  2. thamilis says :

    tá ai,agora fiquei curiosa,se sou flexivél ou não,manda pra mim tb quero.

    Curtir

  3. rafa says :

    interessante seu post Flavita! adorei quero ver a minha flexibilidade tbm!!!
    beijocas

    Curtir

  4. Rafaela says :

    Flavita, post muito instrutivo e sobre um assunto muito pertinente principalmente nos dias de hoje.
    Também gostaria de fazer o teste!
    Parabéns pelo post!
    Bjs!

    Curtir

  5. Teca Mello says :

    OI flor….que bom q nossos papos te inspiram a fazer posts tão instrutivos e construtivos….rsrsrs
    Como estava te falando ontem…. é bom ser flexivel….
    Sempre falo isso p meus clientes e amigos…se vc é duro como carvalho, pode até ser forte, mas em um vento mais forte, pode se quebrar irremediavelmente….. melhor ser como o bambu, que tem raizes fortes, cresce alcançando o céu, mas se enverga e é flexivel… mesmo diante de um vento forte…
    Qd não somos flexíveis, a vida nos maltrata, doenças surgem devido as encanações que nós mesmos alimentamos….
    Gosto muito de ti e espero que sempre mantenha essa chama acesa que ilumina a todos que fazem parte de sua vida….
    luz e paz sempre…magic kisses…namaste…
    E eu será q sou flexivel…..hahahahahahaha

    Curtir

  6. flavinha says :

    Flavita envie prá mim esse teste,bjão miga

    Curtir

  7. hadassahamy says :

    Vou ver se tento mandar o teste pra vocês por e-mail na semana que vem, ok?
    Bjkas!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: