Como surgiu o dia das mães?

Conta-se que na Grécia Antiga, toda primavera (no Hemisfério Norte…) havia uma celebração em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses. Depois, por volta de 1600, na Inglaterra, começou a ser festejado o Mothering Day, em homenagem às mães. 

Nessa época, os mais pobres trabalhavam como serventes dos mais ricos, morando na casa dos empregadores porque a maioria das tarefas eram localizadas longe de suas casas. No Mothering Day, porém, os trabalhadores teriam o dia reservado para voltarem a suas casas e passearem junto de suas mães. Nessas datas, era feito um bolo especial, o mothering cake, para fornecer um ar festivo, de confraternização e união. 

Ressurgimento – Em 1872, nos Estados Unidos, Julia Ward Howe sugeriu a criação de um dia dedicado à paz. Anos depois, Ana Jarvis, da Filadélfia/EUA, iniciou uma campanha para estabelecer o Dia das Mães naquele país, e sugeriu celebrar a data no segundo aniversário da morte de sua mãe, um segundo domingo do mês de maio.

Ana e seus apoiadores começaram a escrever aos ministros, jornalistas e políticos, buscando estabelecer o Dia das Mães nacional. Sua campanha prosperou e em 1911 o Dia das Mães foi celebrado em quase todos os estados dos EUA. 

Finalmente, em 1914, o presidente Wilson decretou oficialmente o Dia das Mães como um feriado nacional, fixado no segundo domingo de maio de cada ano. Essa data é seguida em países como Dinamarca, Finlândia, Itália, Turquia, Austrália, Bélgica e o Brasil, enquanto outros países adotaram datas diferentes.

Galerinha que acompanha meu bloguxo, quem me conhece sabe que eu não tenho minha mãezinha, mas isso não me deixa triste não, não se preocupem, acho que aprendi a conviver com a data e até mesmo a curtir, coisa que antigamente era super díficil pra mim.
Devo isso a minha filhota querida Anne Karoline, que foi, é e sempre será um presente de Deus pra mim! [:p]
Espero que vcs curtam a data da melhor forma possível, seja em casa com a família reunida, ou passeando, enfim, apesar de achar que o dia das mães é todo dia, seja renunciando algum tipo de “prazer momentâneo”. ou curtindo os momentos únicos que nossos filhos nos proporcionam, não devemos desconsiderar que a idéia original da data  que é: PAZ e HARMONIA, e é isso que desejo a todas as mães!
Abaixo uma homenagem pra minha filhota… A música que ninava ela qdo bebê!


Crédito IMAGEM = BLOG CDM

About Flavita / Misaki

Meu nome é Flavia, mas tenho vários apelidos, dentre eles sou conhecida por Flavita, Hadassa, atualmente Misaki. Tenho 37 anos, sou carioca e um dos meus hobbies é a literatura...Adoro ler!!! Capricorniana, vivo me cobrando... Amo a Anne, minha filhota, por ela faço muitos sacrificios e não me arrependo... Sou geniosa às vezes, pode -se dizer que sou meio díficil de lidar, embora conheça pessoas piores... E como disse a queridíssa Clarice, faço das palavras dela, as minhas: "E se me achar esquisita, respeite também. até eu fui obrigada a me respeitar."

6 responses to “Como surgiu o dia das mães?”

  1. Rogue says :

    Amiga..lindo o video…
    Feliz dia das Maes!
    Que Deus te ilumine para sempre estar ao lado se sua filha.
    beijos grande

    Curtir

  2. Rafaela says :

    Flavita, que Deus abençôe, proteja e dê muita saúde pra vc e a anne pra vcs terem muitos e muitos outros dias das mães juntas!
    Bjs!

    Curtir

  3. Felipe Mafra says :

    Oie! Eu tinha perdido o seublog na mudança do lay out, dei sorte que voce voltou pracomentar, senao nao acharia novamente!

    Beijo

    Curtir

  4. diablo d says :

    d +++++++++++++++++++++, muito bom o blog.

    Curtir

  5. Verônica says :

    Olá minha linda tem selinho para vc no meu blog, bjs e fique com DEUS…..

    Curtir

  6. Chacal says :

    Flávia ficou show de bola continue assim que vai bombar bjs e fica com Deus

    Curtir

Deixe um comentário

