“A Soma dos Dias”

cover-145214-600

Em “A Soma dos Dias”, da editora Betrand Brasil, Isabel Allende retoma a narrativa de Paula, sua primeira obra autobiográfica, relembrando os acontecimentos posteriores à perda da filha, vítima de uma doença rara. O livro é, em essência, a história de amor entre uma mulher e um homem – Allende é casada com William C. Gordon, advogado e também escritor – que, envoltos por uma grande e moderna família, venceram juntos muitos obstáculos sem perder a paixão e o humor. Além das muitas revelações íntimas e familiares, cartas, conversas e lembranças felizes e outras nem tanto, a autora traça um abrangente painel sobre a sociedade norte-americana das últimas duas décadas, do ponto de vista de uma chilena radicada na Califórnia.

A obra é constituída por um conjunto de pequenas memórias, através das quais a autora narra a história recente da sua família, nomeadamente no que diz respeito ao período posterior à morte da sua filha Paula, com Porfíria. Aliás, o livro resulta numa espécie de carta póstuma que a autora endereça à própria filha, com o intuito de a manter a par dos acontecimentos ocorridos, após a data da sua morte, com aqueles a quem Isabel Allende carinhosamente apelida de “sua tribo”.

      É um registo marcado, essencialmente, por emoções vividas, dificuldades sentidas e ultrapassadas, momentos de ternura e união familiares… Percebemos, através das palavras da autora nesta soma dos seus dias, o porquê de muitos dos seus escritos, a construção das suas outras obras e passamos a admirá-la ainda mais.

“O meu trabalho consiste em criar histórias. Teço com os fios da imaginação e da realidade, da intuição e da lógica, da experiência pessoal e a da experiência colectiva. Cada livro é como uma tapeçaria com fios de muitas cores. Na medida do possível, o desenho deve possuir harmonia e claridade, e não se devem ver os nós.” (Isabel Allende)

About Flavita / Misaki

Meu nome é Flavia, mas tenho vários apelidos, dentre eles sou conhecida por Flavita, Hadassa, atualmente Misaki. Tenho 38 anos, sou carioca e um dos meus hobbies é a literatura...Adoro ler!!! Capricorniana, vivo me cobrando... Amo a Anne, minha filhota, por ela faço muitos sacrificios e não me arrependo... Sou geniosa às vezes, pode -se dizer que sou meio díficil de lidar, embora conheça pessoas piores... E como disse a queridíssa Clarice, faço das palavras dela, as minhas: "E se me achar esquisita, respeite também. até eu fui obrigada a me respeitar." Outra ocupação: Se vc estiver procurando uma revendodara Radha (Sidney de Oliveira) e não encontrou.... Eu sou uma, marque suas amigas na minha página.... http://rahda.com.br/catalogo/#cover]

5 responses to ““A Soma dos Dias””

  1. leninha says :

    Parece interessante, boa dica amiga!

    Curtir

  2. creuzamoura says :

    Olá ,

    Adorei o novo visual( cada vez que venho aqui está diferente…)

    eu tenho um problema com a autora ( é pessoal do caso reto) mas parece ser bom embora triste …
    mas eu gosto de historias de superação e de pessoas que dão a volta por cima.

    tenho umas fofocas novas pra te contar , na sexta te ligo e coloco a fofoca em dia

    Espero com todo o meu coração que você esteja mais descansada, e melhor , se cuida tá?

    um grande beijo da sua irmã preta.

    Curtir

  3. Coisas de Meninas says :

    Oi Flavita, ta rolando um sorteio no CDM. Passa la pra participar. Bjuuu

    Curtir

  4. Coisas de Meninas says :

    Obrigada por participar do sorteio e nos linkar. No final todas as participantes estarao em nossos LINKS AMIGOS. Bjjuuu

    Curtir

  5. Joana Marques says :

    Desta autora só li “A Casa dos Espíritos” que ADOREI. Esta também me parece ser uma óptima sugestão.

    Visita-me: http://favouritereadings.blogspot.com

    Bjs**

    Curtir

Deixe um comentário

