Tireóide de Hashimoto

tiroide_hipofise1

E aí miguxos, tenho vindo pouco aqui… Mas é por conta de trabalho, cuidados com a família e com a saúde… Pois é!
Quem me conhece sabe que há anos venho tentando compensar minha tireóide… No início o quadro foi grave [Hipertireoidismo], estive internada, passei por diversos exames e finalmente os médicos acharam melhor que eu tomasse uma dose de iodo radioativo para matar o processo alucinado.
Agora, depois de cinco anos tentando sem grandes resultados, meu exame diagnosticou a tireóide de Hashimoto.
Resolvi postar aqui a respeito, já que muitas pessoas sofrem do problema e n em se dão conta.

TIREOIDITE DE HASHIMOTO

O Hashimoto é uma doença auto-imune, com destruição da glândula pelos nossos próprios anticorpos. É 7x mais comum nas mulheres e apresenta uma clara relação familiar. O processo é lento e silencioso nos primeiros anos.

Ocorre da seguinte maneira:

Surgem os anticorpos que começam a atacar a glândula. Conforme as células da tiróide vão sendo destruídas, os níveis de T4 e T3 vão caindo. Neste momento, a hipófise aumenta a secreção de TSH estimulando as células ainda sadias a aumentar sua produção. Normaliza-se o T3 e T4 às custas de um TSH mais alto. Nesta fase o paciente não apresenta sintomas, mas nas análises de sangue já conseguimos detectar um TSH mais alto que o normal. É a fase de hipotireoidismo subclínico. Conforme mais células vão morrendo, mais TSH vai sendo secretado, até o ponto que as células remanescentes são tão poucas que já não conseguem mais produzir o T3 e T4 necessários para manter um nível sanguíneo desejado. Começam a surgir os sintomas do hipotireoidismo.

E quais são estes?
– Bócio
– Astenia
– Pele seca
– Dor nas articulações
– Síndrome do túnel do carpo.
– Constipação intestinal (prisão de ventre)
– Aumento do colesterol
– Alterações da menstruação
– Ganho de peso
– Intolerância ao frio
– Perda de cabelo
– Letargia
– Edemas (Inchaços)
– Em casos graves e não tratados: Coma

O hipotireoidismo leva a ganho de peso, mas NÃO É CAUSA DE OBESIDADE. É muito comum as pessoas justificarem sua obesidade pelo hipotireoidismo, quando na verdade essa condição leva ao ganho de apenas poucos quilos. Ninguém fica obeso porque está com esta doença.

O hipotireoidismo causado pela remoção ou irradiação da tireóide apresenta os mesmos sintomas do Hashimoto, com a diferença que seu início é abrupto e não progressivo.

Em crianças o hipotireoidismo leva a um quadro de baixo crescimento e retardo mental chamado de cretinismo ( daí a origem da palavra cretino). Os hormônios tireoidianos são esseciais para o desenvolvimento do cérebro.

Outra causa de hipotireoidismo é a carência de iodo, substância necessária para produção dos hormônios. Hoje existe suplementação de iodo no sal de cozinha e por isso, esse tipo de hipotireoidismo é mais raro nas áreas urbanas.

O diagnóstico é feito com a dosagem de TSH, T4 e dos anticorpos contra tiróide (anti-TPO e anti-tireoglobulina). Hoje já somos capazes de diagnosticar a doença antes dela apresentar sinais clínicos. Uma das primeiras alterações é a elevação do colesterol que pode preceder em anos o início do hipotireoidismo franco.

Felizmente, também já existem hormônios tireoidianos sintéticos e o tratamento da doença consiste na simples administração diária destes.

About Flavita / Misaki

Meu nome é Flavia, mas tenho vários apelidos, dentre eles sou conhecida por Flavita, Hadassa, atualmente Misaki. Tenho 37 anos, sou carioca e um dos meus hobbies é a literatura...Adoro ler!!! Capricorniana, vivo me cobrando... Amo a Anne, minha filhota, por ela faço muitos sacrificios e não me arrependo... Sou geniosa às vezes, pode -se dizer que sou meio díficil de lidar, embora conheça pessoas piores... E como disse a queridíssa Clarice, faço das palavras dela, as minhas: "E se me achar esquisita, respeite também. até eu fui obrigada a me respeitar."

4 responses to “Tireóide de Hashimoto”

  1. Letícia Caroline says :

    Olá Flavita! Quanto tempo não venho nesse aconchegante cantinho amigo!
    como está?
    eu não entendo muito disso, mas pelas informações que eu li, essa tireóide de hashimoto é muito perigosa, e agora você está com isso né? poxa, melhoras pra você, em seu tratamento, vai dar tudo certo…
    Bom estou aqui para avisar também que voltei ao mundo blogueiro rsrsrsrs, não vivo sem você, que é uma grande amiga, e o meu blog! *-*
    Tudo de bom pra você, Fique com Deus, beeijo *:

    Curtir

  2. Raíssa says :

    Querida Amiga.
    Fiquei feliz em tê-la novamente nos meus blogs e na rede. Mas fiquei preocupada quando disse que queria terminar com seu blog! Ainda bem que não o fez.
    Não desanime querida, não deixe que os problemas da vida vençam a guerreira que você é. Não entregue os pontos agora, depois de tantas batalhas. Não retenha o que há de melhor em você, publique-o naquela pagina linda rica de você e de conhecimento. Não nos prive da sua presença.
    Estou morrendo de saudades de você! Não suma, senti muito a sua falta.
    Super beijos.
    P.S: Não estou conseguindo por o link do meu blog de escritora. Se ainda não pegou o selinho que tem lá, dá uma passadinha no ROMANCISTA NA ESSENCIA quando der. Vou dar um chego lá no seu agora.
    Beijo.

    Curtir

  3. myfuneralparty says :

    Flávia, fui fazer uma ultrassonografia da Tireóide e me surpreendi quando a médica me informou que não tenho mais a glândula….os motivos do exame são vários: prostração, depressão, ganho de peso…já faço uso de Levotiroxina há quase 20 anos e não encontro uma literatura que me fale sobre as consequências, você tem informação a respeito?obrigada.

    Curtir

  4. Flavita / Misaki says :

    A disfunção da tireóide não tem cura… só tratamento mesmo, então a levotiroxina sódica na dosagem correta lhe garante o benefício de ter uma vida praticamente normal, mas as consultas com endócrinologistas são muito importantes… Uma espécie de acompanhamento mesmo.

    Curtir

Deixe um comentário

