A História e os Cosméticos

Olá galera!
Hoje resolvi unir o útil ao agradável. Vou me explicar…
Algumas pessoas sabem que trabalho em uma farmácia de manipulação, no início, tudo me parecia um grande mistério, mas a medida que o tempo vai passando, conhecemos melhor com o que trabalhamos, e sejamos francos,  a rotina também ajuda bastante… Enfim, comecei a entender que gostava de aprender sobre medicações Fitoterápicas e Cosméticas.
Como faço faculdade de História… Eu sei, eu sei… nada a ver uma coisa com a outra, mas ainda sim consegui unir as duas coisas, afinal em tudo pode-se ver História! Espero sinceramente que agrade a todos!

Os cosméticos surgiram no Oriente na Antiguidade e se espalharam pelo resto do mundo. Usavam-se óleos, essências de rosa e de jasmim e tinturas para os cabelos. Os primeiros registros da utilização de cosméticos datam no Egito antigo.

 
Os egípcios pintavam os olhos para evitar a contemplação direta do deus Sol, recorrendo a gordura animal e vegetal, cera de abelhas, mel e leite no preparo de cremes para a pele.

Na antiga Grécia, o blush, feito com amoras e algas marinhas, substâncias naturais, tinha sua cor extraída do cinabre (sulfeto de mercúrio), um mineral vermelho. Era usado nos lábios como batom, onde era mais facilmente ingerido podendo causar envenenamento.

O costume de pintar as unhas nasceu na China, no século III a.C. As cores do esmalte indicavam a classe social do indivíduo. Os reis pintavam as unhas com as cores preta e vermelha, depois substituídas pelo dourado e pelo prateado.

A alta sociedade de Roma tomava banhos com leite de jumenta para embelezar a pele.

Na Idade Média, o açafrão servia para colorir os lábios; o negro da fuligem, para escurecer os cílios; a sálvia, para clarear os dentes; a clara de ovo e o vinagre, para aveludar a pele. Mas os cosméticos enfrentaram vários obstáculos ao longo da história. Uma lei grega do século II proibia que as mulheres escondessem sua verdadeira aparência com maquiagem antes do casamento.

A legislação adotada pelo Parlamento britânico em 1770, permitia a anulação do casamento se a noiva estivesse de maquiagem, dentadura ou cabelo falso.

Nos anos seguintes, no entanto, a maquiagem pesada tomou conta da Inglaterra e da França. Até que a febre passou após a Revolução Francesa. Só se admitia que pessoas mais velhas e artistas de teatro usassem.

Em 1880, a maquiagem reconquistou as mulheres e nascia a moderna indústria de cosméticos.

É somente no século XX, com os avanços da indústria química fina, que os cosméticos se tornam produtos de uso geral. Na década de 70 as cores de maquiagem tornaram-se populares, acompanhando as coleções de alta costura francesa, italiana e inglesa. Cada vez que um grande costureiro lançava uma nova coleção de cores e formas para as roupas, lá vinha um tom de sombra específico para os olhos, uma nova cor de boca. E é no final da década de 80 que entram em lançamento as fórmulas evoluídas para cosméticos pigmentados. Hoje podemos nos beneficiar do produto que colore e trata a pele, limpa, perfuma e protege os cabelos, como nunca antes na história da humanidade.

Então curtiram??

 

Anúncios

About Flavita / Misaki

Meu nome é Flavia, mas tenho vários apelidos, dentre eles sou conhecida por Flavita, Hadassa, atualmente Misaki. Tenho 37 anos, sou carioca e um dos meus hobbies é a literatura...Adoro ler!!! Capricorniana, vivo me cobrando... Amo a Anne, minha filhota, por ela faço muitos sacrificios e não me arrependo... Sou geniosa às vezes, pode -se dizer que sou meio díficil de lidar, embora conheça pessoas piores... E como disse a queridíssa Clarice, faço das palavras dela, as minhas: "E se me achar esquisita, respeite também. até eu fui obrigada a me respeitar."

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: