O renascimento do paganismo


As fontes do renascimento do paganismo podem ser rastreadas no inicio do século xx com os trabalhos da antropóloga Margaret Murray.
Ao examinar os vários registros de julgamentos da inquisição, Murray desmascarou o diabo dos relatos de bruxos e bruxas que foram executados e em seu lugar encontrou o Deus Cornífero, a divindade cultuada pelos pagãos e que os inquisidores tinham transformado na corporificação do mal.
À medida que ia mais fundo em seus estudos, Murray encontrou o equivalente feminino do Deus, a Deusa e desta forma desmistificou todas as antigas superstições e estigmas negativos atribuídos a Bruxaria e identificou-se como o mesmo culto á fertilidade que surgiu muito tempo antes do cristianismo.
Em 1951 quando a última das leis contra a Bruxaria foi revogada, Gerald Gardner saiu das sombras e defendeu as posições de Margaret Murray, declarando que a Bruxaria tinha sido a religião dos antigos Europeus e que continuava a ser uma religião verdadeira para muitas pessoas e que teria sobrevivido através de anos sucessivos de supressão sob o nome de Wicca.
Desta forma, Gardner lançou uma nova luz ás praticas da Bruxaria, dando origem assim a um grande movimento Neo – Pagão de reavivamento das práticas e ritos da velha religião. De lá pra cá o movimento pagão cresceu muito substancialmente e muitos bruxos que tinha sido instruído por suas famílias durante décadas, decidiram sair das brumas e se tornarem visíveis e assim em pleno século xx, ressurge uma religião que busca celebrar novamente a natureza, os Deuses antigos e que busca inspiração nos seus ritos no culto á Deusa e ao Deus.
O paganismo é o nome genérico que se dá as práticas religiosas que surgiram na Era Paleolítica e Neolítica, onde as crenças espirituais eram centradas no feminino, nos ritos da fertilidade, no culto aos antigos Deuses da natureza, nas celebrações das colheitas e plantio.
A Bruxaria busca resgatar o divino feminino e o papel da mulher na religião como sacerdotisas da grande mãe. Muitas vezes chamada de religião da Deusa, a arte, religião antiga, não é uma fantasia de mentes deturpadas ou de pessoas que se supõem dotadas de poderes mágicos, mas sim ma religião capaz de acolher pessoas das mais variadas idades, raças, posições sociais e todos aqueles que vêem em seus ritos uma forma real de se conectarem com o divino e com a natureza.
As praticas pagãs, dando destaque maior á Wicca, se expandiram de uma forma inacreditável pela América Norte e Europa. Hoje o número de bruxos soma aproximadamente 250.00 nos EUA, ultrapassando inúmeras religiões tidas como convencionais, dentre as quais o Budismo e o Universalismo Unitário. O censo Canadense de 1991 registrou 5.530.000 Neo – Pagão que seriam compostos principalmente de Wicccanianos, outra pesquisa realizada em 1997 constatou a existência de 12 milhões de bruxos em todo mundo.
Porém, acredita – se que o número atual é muito maior, pois muitos não expõem sua condição religiosa publicamente. Acreditam que o único caminho valido para o encontro com o sagrado são os seus próprios ou aquelas por eles considerados corretos e ‘ tradicionais’, não toleradas.

Anúncios

About Flavita / Misaki

Meu nome é Flavia, mas tenho vários apelidos, dentre eles sou conhecida por Flavita, Hadassa, atualmente Misaki. Tenho 38 anos, sou carioca e um dos meus hobbies é a literatura...Adoro ler!!! Capricorniana, vivo me cobrando... Amo a Anne, minha filhota, por ela faço muitos sacrificios e não me arrependo... Sou geniosa às vezes, pode -se dizer que sou meio díficil de lidar, embora conheça pessoas piores... E como disse a queridíssa Clarice, faço das palavras dela, as minhas: "E se me achar esquisita, respeite também. até eu fui obrigada a me respeitar." Outra ocupação: Se vc estiver procurando uma revendodara Radha (Sidney de Oliveira) e não encontrou.... Eu sou uma, marque suas amigas na minha página.... http://rahda.com.br/catalogo/#cover]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: